INFORMAÇÕES

Andorra, oficialmente Principado de Andorra, é um pequeno país localizado na cordilheira pirenaica entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Atualmente, a população andorrana está listada como tendo uma das maiores expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos.

O principado é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão, e no seu território também são falados o castelhano, o português e o francês, nesta ordem de números de falantes.

Andorra também é o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mónaco e Vaticano.

Sua capital é a cidade de Andorra-a-Velha, também conhecida como Andorra la Vella.

Desde a década de 1950, Andorra tornou-se economicamente uma nação próspera, tendo chegado a ser declarada como o país com o maior crescimento económico do mundo, com um rendimento per capita superior ao japonês. No Principado existem mais de 5000 lojas e 500 hotéis, a atividade turística é intensa e a banca vive uma situação estável e próspera. Em grande parte, este panorama deve-se à isenção de impostos de que usufruem muitos produtos e atividades no Principado.

Condizendo com a sua localização no leste da cordilheira dos Pirenéus, Andorra consiste predominantemente de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa, a atingir 2946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o Rio Valira, sai do país e entra na Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 840 m de altitude. Com uma altitude média entre 1900 e 2000 metros, Andorra é o segundo país mais alto da Europa, depois da Suíça.

O clima de Andorra é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais fresco no verão. O principado tem uma fracção muito alta de dias ensolarados e o clima é seco.

Três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos. A média das mínimas anuais é de –2 °C e a das máximas é de 14 °C. Ao entardecer é quando há mais precipitações salvo no inverno que são, sobretudo, de neve.

Os andorranos são minoria em seu próprio país; não mais do que 33% do total da população têm nacionalidade andorrana. O principal grupo de residentes estrangeiros são os espanhóis (43%, de língua castelhana principalmente, depois catalã e galega), juntamente com os portugueses (11%) e os franceses (7%). Os 6% restantes pertencem a outras nacionalidades (na maioria britânicos).

A única língua oficial é o catalão, embora o castelhano, português e o francês sejam línguas fáceis de se escutar pelas ruas. Andorra compartilha muitos traços culturais com os outros territórios dos Países Catalães. A religião dominante é a católica.

O Turismo é a principal recurso da economia andorrana, equivalendo a aproximadamente 80% de seu PIB. Cerca de nove milhões de turistas visitam Andorra anualmente, atraídos não só pelas estações de esqui, estâncias de inverno e verão mas também pelo status de paraíso fiscal.

 

O setor bancário, por meio das vantagens fiscais, também contribui substancialmente na economia do país. A produção agrícola é bem limitada, uma vez que somente 2% de suas terras são aráveis e por isso quase todos os alimentos precisam ser importados. Existe também uma pequena produção de tabaco e também a criação de ovelhas domésticas. Em termos de produção, pode-se destacar a produção de móveis e cigarros. Os recursos naturais de Andorra incluem energia hidroelétrica, água mineral, madeira, minério de ferro e chumbo.

Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de uma relação especial com ela, como por exemplo ser tratada como membro na troca de produtos manufaturados (sem tarifas) e como não-membro na troca de produtos agropecuários. O principado não possui moeda própria e por isso usa as moedas das nações vizinhas. Até 1999, elas eram o Franco francês e a Peseta espanhola, mas foram substituídas por uma única, a moeda da União Europeia, o Euro.

Please reload

GASTRONOMIA

Andorranos são apaixonados pela gastronomia tradicional do principado, e pratos locais desempenham um papel importante em muitas cidades e festivais que acontecem durante todo o ano.

Devido a proximidade de Andorra com Espanha e a França não é nenhuma surpresa que a sua gastronomia mostre influências da gastronomia dos países vizinhos e da catalã em especial.

Os Andorranos adoram seus restaurantes locais, e chefs, e apaixonados por gastronomia estarão em um paraíso aqui.

Variedade e diversidade são as palavras chave.

Restaurantes, tanto na capital, como nas áreas de esqui e nos lugarejos oferecem o melhor da cozinha internacional: Mediterrâneo, Ásia, Norte-Europeu, América Latina, Indonésia, Vietnam, Turquia, o mundo está aqui, bem como fast foods, pizzarias... você precisaria de meses para conhecer as centenas de opções de restaurantes em Andorra.

Delicatessens e supermercados oferecem produtos de alta qualidade para aqueles que desejam cozinhar e experimentar os produtos locais, e o pão de Andorra é delicioso!

A cozinha de Andorra é baseada em ingredientes da costa do Mediterrâneo, com azeite, alho, salsichas, queijos, legumes, frutos do mar, carnes e caracterizada pela quantidade e qualidade.

 

Tomates, berinjela, alcachofra, cogumelos, e outros legumes frescos são usados com cordeiro e outras carnes de caça para criar ricos guisados de Inverno para aquecer o corpo e a alma!

Please reload

TRANSPORTE

Andorra comunica-se com o exterior somente através de vias terrestres.

Não dispõe de linhas férreas nem de aeroportos (ainda em discussão com os governos espanhol e catalão sobre a reabertura do aeroporto de La Seu d'Urgell),

mas possui grande infraestrutura em estradas, sendo possível cobrir quase todo o país.

 

Uma outra maneira de chegar em Andorra é através dos heliportos localizados em Andorra-a-Velha (capital) e em La Massana.

Obviamente não possui acessos por mar, nem por rios navegáveis, como costuma acontecer em países muito montanhosos.

Saindo de Barcelona:

Sair de Barcelona pela estrada C-16/ E-9 direçaõ Manresa e Berga e continue por aproximadamente 110Km,

saindo do Túnel del Cadi pegue a LP-4033 direçaõ a Bellver de Cerdanya e La Seu d´Urgell.

Chegando a La Seu d´Urgell, seguir a sinalização a Andorra pela N-145.

 

Saindo de Toulouse:

Sair de Toulouse pela estrada A620 em direçaõ a A61 e depois seguir na A66 sentido Pamiers e continue na N20 sentido Foix passando depois por Ax-les-Thermes até L'Hospitalet-pres-l'Andorre até a fronteira com Andorra chegando em  Pas de la Casa.

 

FRANÇA

- Paris: 861 km

- Bordeaux: 427 km

- Toulouse: 185 km

- Perpignam: 163 km

- Foix: 100 km

 

ESPANHA

- Madrid: 613 km

- Bilbao: 601 km

- Valencia: 496 km

- Zaragoza: 300 km

- Girona: 271 km

- Barcelona: 208 km

- Tarragona: 198 km

- Lleida: 185 km

Please reload

ANDORRA - INFORMAÇÕES GERAIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Tel: Brasil: 21 39587148 - Principado de Andorra: +376 695702

All photos and videos are respectively Copyright © 2019 by Vallnord, Grandvalira, Naturlandia, 360ºeXtrem, Visit Andorra, Pyrénées, Caldea - Inúu, Ticketmaster, Sport Hotel Hermitage & Spa and Andorra para Brasileiros. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

© 2019 by Andorra para Brasileiros                                                          Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.